Confira a avaliação do Nissan Sentra 2012

05-06-2011 14:12

 Sedã da marca japonesa atrai pelo preço, mas continua com poucas novidade

Guilber Hidaka

Nissan Sentra 2012: novidade exterior fica apenas por conta da cor branca perolizada

Com essa cor branca do Nissan Sentra 2012 não seria difícil ser confundido como taxista aqui em São Paulo. Tudo bem que a pintura do sedã da marca japonesa é discretamente perolizada ao contrário dos carros de frota da capital paulista, mas a comparação foi inevitável até com amigos e parentes. De qualquer forma, além dessa nova opção de cor, o sedã que chega a partir de R$ 54.990 recebeu apenas o sistema que dispensa chave para dar a partida como novidade. No caso da versão avaliada, a 2.0 S CVT, o preço sobe para R$ 64.290.

Fazia tempo que não dirigia um carro com câmbio CVT, do mesmo tipo que a Renault adotou no recém-lançado Fluence, difícil de ser encontrado nos modelos atuais. Nos primeiros quilômetros é estranho acelerar e notar que o ponteiro do contagiros quase não varia de posição. A vantagem é o conforto de não sentir trancos entre as trocas de marcha, mas para quem curte o prazer de dirigir é um pouco frustrante. Ainda mais quando não há opção de trocas seqüenciais, como a Audi chegou a oferecer no sedã A4. Por isso, logo fica claro que bom mesmo é aproveitar o sistema de som caprichado com entrada para iPod e pisar de leve no acelerador. Pelos números aferidos por Autoesporte, o Sentra CVT vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. E retoma de 60 a 100 km/h em 6,6 segundos.

 

Guilber Hidaka

Traseira com lanternas cromadas é uma das características marcantes do sedã cuja geração atual foi lançada em 2007

 

O motor 2.0 flex de 143 cavalos tem 16 válvulas, mas responde bem em baixa rotação, ajudado pelo variador de fase do comando de válvulas. São 20,3 kgfm de torque a 4.800, mas a maior parte desta força (90%) já está disponível desde as primeiras marcações do contagiros (2.400 rpm). Em silêncio, a velocidade sobe de maneira constante. E a suspensão se mostra bem equilibrada, mantendo boa estabilidade sem comprometer o conforto. No piso esburacado das ruas de São Paulo, o sedã mexicano não mostrou sinais de franqueza, sem batidas secas. No cômputo geral, o Nissan é bem acertado, até mesmo a direção com assistência elétrica consegue ser mais comunicativa que a quase anestesiada do primo Mégane.

 

 

Guilber Hidaka

Interior tem bom acabamento e se destaca pelo bom sistema de som com controles no volante e pelo amplo espaço

 Os problemas do Sentra começam com o consumo com etanol. Com taxa de compressão mais baixa do que poderia ter (9,7: 1), consegue fazer apenas 5,6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Além disso, o visual está quase sem mudanças desde 2007. Exceto pelos retoques na grade dianteira e pela troca dos retrovisores fixos inspirados nos do esportivo 350Z pelos dobráveis (e com desenho sem graça), o carro é o mesmo há cinco anos.

Outro ponto negativo é que falta regulagem de profundidade do volante. Mas apesar de ser mais curto que a maioria dos concorrentes, tem boa distância entre-eixos (2,69 metros, ante 2.60 m do Corolla), o que contribui com o espaço interno. Entretanto, apesar do porta-malas de 442 litros não ser dos maiores é o único que vem com divisória para dividir ou ocultar parte da bagagem.

 

Guilber Hidaka

À esquerda, o porta-malas com a divisória retrátil que serve para separar ou ocultar parte da bagagem

E a tal chave inteligente? Bem, no dia a dia, o novo recurso se mostrou pouco prático. Seria melhor adotar a partida por botão e chave do tipo cartão, mais fácil de ser guardada e com um encaixe no painel, o que fez falta no caso do sistema do Sentra. O jeito foi deixar a chave solta no porta-copos (curiosamente regulável conforme o tamanho do copo que estiver sendo usado). Se a chave estiver no bolso e você se distanciar do carro com as portas abertas, começa a soar um sinal de advertência e a piscar uma luz no painel, útil, mas incômodo não? Conclusão: não encontrei muita vantagem nesse sistema I-KEY. Se fosse opcional, dispensaria. Mas é de série nas versões S e SL e não disponível na básica.

 

 Guilber Hidaka

Chave inteligente se mostrou pouco prática no dia a dia. Não conta com encaixe no interior do carro e tem formato convencional

 

 

 

 

 

 FONTE: Auto Esporte

 

 

 

Tópico: Confira a avaliação do Nissan Sentra 2012

SENTRA 2012

Luiz Antonio 24-10-2011
Comprei o carro modelo S 2012. Motor 2.0 16válvulas super silencioso. Câmbio CVT (transmissão continuamente variável) que torna a aceleração contínua e chega rapidamente a alta velocidade sem ruídos e sem trancos. Direção elétrica. Freio ABS. Dois AirBags. Comando do rádio no volante de couro. Ar-condicionado potente. Porta-malas grande. Painel simples mas caprichado e agradável - comandos fácies de usar. Som de primeria qualidade.
Excelente relação custo-benefício.
É o meu primeiro carro da Nissan.
Comprarei outros.
Com relação a reportagem, recomendo fortemente ao reporter que não emita opiniões pessoais. Descreva apenas os quesitos técnicos e deixe o leitor fazer sua análise. Escrever que o câmbio CVT é "frustrante" é um absurdo. O câmbio é o mais moderno e o melhor da atualidade. Faz o carro ser silencioso, confortável e super rápido.

i-key

Rodrigues 23-09-2011
Chave inteligente é para quem é inteligente!

Simples, fácil de usar e guardar!

Só quem não gosta de tecnologia tece uma critica tão infundamentada como a sua!

Comentario

Felipe 14-09-2011
Um dos melhores carros da categoria, não me decepcionou em nada, ótimo carro, em conforto e qualidade, bom desempenho e um ótimo acabamento interno, estou no meu segundo sentra e cada vez me surpreendo mais e mais com o carro, vale a pena... mas quem tiver mais um pouco de dinheiro sobrando, aconselho investir em um corolla, é mais carrão.

Re:Comentario

José Marinho 18-09-2011
Concordo plenamente. Adquiri um Sentra há pouco mais de 03 meses e estou satisfeitíssimo.
O câmbio é o ponto forte desse ótimo carro.

Re:Re:Comentario

Rodrigues 23-09-2011
O Corolla é mais carrão?

só se for no preço!

O espaço interno do Sentra é maior do que o Corola.


Comentário II

Alberto Pires 20-08-2011
"PARECE QUE FOI ATÉ PAGO PARA FALAR MAL DO NISSAN SENTRA".

"Para quem curte o prazer de dirigir é um pouco frustrante".
-Esse comentário não faz sentido; se alguém compra um carro automático, é justamente para não ter que "passar marchas".

"Ainda mais quando não há opção de trocas seqüenciais, como a Audi chegou a oferecer no sedã A4".
-É muito melhor deixar a chave no bolso ou na bolsa do que ter um lugar para encaixar a chave, já que até os fuscas têm lugar para encaixar a chave. O sedã A4 custa mais de R$140.000,00.

Comentário

Alberto Pires 20-08-2011
"PARECE QUE FOI ATÉ PAGO PARA FALAR MAL DO NISSAN SENTRA".
"Para quem curte o prazer de dirigir é um pouco frustrante (esse comentário não faz sentido. Se alguém compra um carro automático, é justamente para não ter que "passar marchas".
"Ainda mais quando não há opção de trocas seqüenciais, como a Audi chegou a oferecer no sedã A4". É muito melhor deixar a chave no bolso ou na bolsa do que ter um lugar para encaixar a chave, já que até os fuscas têm lugar para encaixar a chave. O sedã A4 custa mais de R$140.000,00.

COMENTARIO

Raphael 16-08-2011
PARECE QUE FOI ATÉ PAGO PARA FALAR MAU DO NISSAN SENTRA

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